Guiar a sua moto é um prazer único e essa sensação é ainda maior quando se trata de uma Harley-Davidson®. O vento no rosto, a sensação de liberdade, a habilidade e destreza no deslocamento: tudo conta a fazer desse estilo de vida e a última coisa que você quer nesse momento é ter um problema.

Para que isso não ocorra, você também precisa fazer sua parte. Os componentes do veículo precisam estar em constante observação, ainda mais se você é daqueles que exige muito em termos de desgaste e utilização. Quer saber quais peças você precisa ficar de olho para não passar nenhuma dificuldade nos seus passeios? Confira no texto a seguir:

Óleo do motor

O óleo do motor é um item muito importante para evitar panes e problemas mais graves. Ele deve ser checado diariamente, pois afeta drasticamente o desempenho e a vida útil do motor. Caso ele esteja abaixo do indicado, o dono deve completar o nível utilizando o tipo especificado para aquele modelo. E, de tempos em tempos, é preciso realizar a troca completa do óleo, de acordo com as recomendações do fabricante.

Pneus

Lembre-se: os pneus são a única parte da moto que está em contato com o solo. Já parou para pensar nisso? Portanto, se estiverem desgastados ou irregulares, as chances de você ter dificuldades no controle e na direção são tremendas. Atente-se para a vida útil, não ultrapassando a rodagem recomendada pelo fabricante. Calombos e desgastes também são um claro sinal de que pode estar na hora de trocar. Fique de olho se ele mantém as ranhuras na exigência mínima e também não se esqueça da calibragem adequada.


Pneus muito cheios ou muito vazios são um prato cheio para acidentes. Especialmente no caso das Harleys, os pneus são peça fundamental da dirigibilidade e da estética do aparelho, portanto fuja da tentação de colocar modelos mais baratos ou similares: siga exatamente as especificações do manual do proprietário.

Sistema elétrico

Observe se todas as luzes estão funcionando: piscas, freios, farol, painel, lanternas. Além de ser infração apresentar problemas nesses itens, sua segurança fica em risco, pois a falta de iluminação compromete a segurança e a visibilidade. Leve a sua moto à concessionária e ande bem iluminado por aí.

Freios

Já imaginou estar andando a toda e seu freio deixar você na mão? Que problema, não é verdade? Para isso não acontecer, você deve ficar de olho vivo com o fluído e as pastilhas. Se o fluido estiver abaixo da indicação do mínimo, pode estar havendo vazamento ou desgaste. Cheque bem e complete o nível. Já as pastilhas têm uma vida útil definida pelo fabricante, a qual você deve ficar atento. Qualquer barulho estranho ou alteração na performance, você deve observar esse item. Os freios são os componentes que mais influenciam para que você tenha uma pilotagem segura. Não marque bobeira com eles.

Conferindo esses itens, você não deverá ter problemas para rodar com sua moto e curtir momentos inesquecíveis com aquela sensação incrível de liberdade. Mas toda diversão tem seu preço e você deve ficar atento: segurança em primeiro lugar! Agora é só agendar seu serviços pelo nosso site e andar tranquilo por aí!

Deixe um comentário

Ir acampar de moto: confira essas dicas e aproveite!


Ler mais

Harley-Davidson dá dicas para pegar a estrada


Ler mais

Vai lavar sua Harley? Tome alguns cuidados


Ler mais

A ciência comprovou: andar de moto faz bem para a saúde


Ler mais