Fazer a manutenção da sua Harley-Davidson é imprescindível para que ela rode bem e se mantenha conservada por mais tempo. Geralmente o motociclista esquece de olhar para algo simples, mas muito importante: a hora de trocar os pneus.

Assim como o óleo, o pneu precisa ser trocado de tempos em tempos. Algumas vezes até antes do previsto.

Rodar com os pneus em mau estado é perigoso. Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre a hora certa de trocar os pneus. Continue lendo e descubra.

Quais os riscos de rodar com um pneu em mau estado de conservação

Para começar, é bom entender a importância de fazer a troca dos pneus. Os sulcos que existem nos pneus servem para drenar a água.

Quando os pneus já estão mais lisos, isso significa que eles não vão drenar a água adequadamente e uma simples frenagem pode gerar uma aquaplanagem e eventual queda em piso molhado. Principalmente em dias de chuva.

A estabilidade da motocicleta é importante para pilotar com segurança, principalmente em estradas. Mas afinal, quando você sabe que precisa trocar os pneus?

Como saber se os seus pneus precisam ser trocados

Não existe complexidade para verificar se você precisa substituir os pneus da moto. Na verdade, para facilitar a vida do motociclista, os fabricantes adotam algo chamado de Tread Wear Indicator, o famoso TWI.

Este indicador de desgaste mostra se o pneu precisa ou não ser trocado, e todo pneu tem o seu. O TWI é uma saliência de borracha —​ como um calombo —​ que fica no interior dos sulcos do pneu.

Se a banda de rodagem estiver no mesmo nível do TWI, é hora de substituir os pneus. Simples assim. O indicador de desgaste possui 1.6 mm de altura e quando o pneu chega nessa condição ele já é considerado, por lei, um pneu careca.

Para não ter dúvidas, você pode fazer um teste simples usando uma caneta. Passe a caneta de um bloco para outro do pneu, por cima do TWI. Se a caneta passar com facilidade, é sinal de que a banda de rolagem está no nível do TWI.

Como achar o TWI no seu pneu

Se você tiver dificuldades em achar o TWI, olhe no flanco (lateral) do pneu. Você verá a sigla TWI, ou mesmo uma seta ou triângulo, indicando o ponto onde ele está no sulco.  

Também é preciso entender que a forma de desgaste mostra diversos problemas com a manutenção dos pneus.

Por exemplo, um pneu que roda com baixa pressão, possui um desgaste maior na parte dos ombros embora o meio mantenha os sulcos intactos. Se o pneu estiver desalinhado, mostrará desgaste acentuado em um dos ombros.  

Verifique se é o caso dos seus pneus e fique atento a esses pontos quando instalar os novos pneus.

Problemas indiferentes ao TWI: 

Vale lembrar que, além do o indicador de desgaste, existem outras maneiras de identificar a hora de trocar os pneus. 

Se você passou por um buraco, o pneu pode ficar com uma bolha por causa do deslocamento. Rodar com bolhas no pneu é extremamente perigoso, pois elas podem explodir e causar um acidente.

E nem sempre as bolhas são fáceis de serem localizadas, às vezes um pneu novo pode ganhar uma bolha. Isso se torna uma bomba relógio uma vez que ela pode estourar a qualquer momento.

Então, qualquer impacto que você sofra, mesmo um buraco mais leve, vale uma checagem nos pneus.

Como escolher os pneus novos

A escolha do pneu está intimamente ligada ao tipo de moto que você tem. Uma boa forma de começar a escolher o pneu que vai substituir os antigos é nunca os trocar por tipos mais largos que os atuais e sempre seguir o padrão indicado para a sua moto.

Existem diversos sites onde você pode verificar as comparações entre tipos e marcas de pneus e ver como cada uma se comporta em diferentes solos, condições climáticas, etc. Faça uma pesquisa e, na dúvida, procure por uma assistência especializada antes da decisão.

Agora que você já sabe a hora certa de trocar os pneus, descubra quando é o momento certo de trocar o óleo da sua motocicleta.

Deixe um comentário

Conheça o que há por trás da Harley-Davidson Fat Bob 2018


Ler mais

Nova Harley-Davidson Fat Boy: modelo é mais leve e mais moderno


Ler mais

ROAD TRIP PELA AMÉRICA DO SUL


Ler mais

Celebridades e Harley-Davidson: 7 famosos apaixonados pela marca


Ler mais