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VELAS DE IGNIÇÃO: DICAS DE MANUTENÇÃO

Como saber se as velas da moto estão normais? 

Verifique se o pé do isolador está branco-acinzentado ou numa coloração entre amarelo-acinzentada e marrom-clara. Em seguida, observe se o motor está funcionando bem e o grau térmico da vela.  

Não pode haver falhas de ignição e o sistema de partido a frio deve estar funcionando perfeitamente. 

A motocicleta também não poderá liberar resíduos de aditivos de combustível, partículas de óleo no motor ou apresentar sobrecarga térmica. 

De olho na fuligem 

Fique atento (a) ao pé do isolador, aos eletrodos e à carcaça da vela. Se estiverem cobertos por uma camada fosca de fuligem seca, você irá notar que a motocicleta apresenta falhas de ignição e/ou dificuldade de partida a frio. Isso pode acontecer por vários motivos: 

– Ajuste errado entre carburador e injeção; 

– Filtro de ar bastante sujo; 

– Mau funcionamento do afogador automático; 

– Hábito de puxar o afogador manual por muito tempo; 

– Alta frequência de percursos curtos; 

– Vela de ignição muito fria. 

Logo, o ponto de ignição deverá ser ajustado, bem como a mistura terá que ser regulada. Verifique o filtro de ar e evite usar a motocicleta várias vezes para percursos curtos. Se essa fuligem for muito intensa, substitua as velas de ignição lembrando-se de checar o grau térmico adequado. 

Carbonização oleosa 

Neste caso o pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela estarão cobertos por uma camada fuliginosa brilhante (úmida de óleo) e por resíduos de carvão. Isso será perceptível através das falhas de ignição e na dificuldade na partida. Podem ser as causas do problema: 

– Óleo em excesso na câmara de combustão; 

– Nível de óleo muito alto; 

– Desgaste das guias de válvulas, dos cilindros e dos anéis do pistão;  

O motor precisará ser retificado e as velas de ignição substituídas. 

Resíduos de ferro 

Se as mesmas partes da motocicleta mencionadas nos casos anteriores estiverem cobertas por sedimentos vermelho-alaranjados, também é indicativo de que as velas terão que ser trocadas. O problema será sentido a partir das falhas de ignição. 

Outros casos  

Você poderá se deparar com o pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-marrom (resíduos leves de chumbo) ou por uma mais espessa da mesma coloração (resíduos grossos de chumbo). Em ambos os casos haverá falhas de ignição e as velas precisarão ser trocadas. 

Agora, se o pé do isolador, a câmara de respiro e o eletrodo massa estiverem cobertos por uma camada grossa cinzenta que se assemelha a cinzas soltas, provavelmente sua motocicleta estará tendo pré-ignições fazendo com que haja uma perda de potência e danos no motor. Nesta situação será necessário reparar o motor, substituir as velas de ignição e, talvez, trocar o óleo. 

Outro problema que pode acontecer é o superaquecimento. O eletrodo central provavelmente estará parcialmente fundido e a ponta do pé do isolador ficará esponjosa, amolecida e com bolhas. Verifique o motor, o ponto de ignição e a regulagem de mistura. Substitua as velas de ignição e tenha cuidado com o grau térmico. 

Outras situações que podem exigir a troca das velas: 

– Eletrodo central fundido; 

– Eletrodos central e massa fundidos; 

– Desgaste excessivo dos eletrodos central e massa; 

– Desgaste excessivo do eletrodo central; 

– Pé do isolador trincado; 

– Mancha corona; 

– Flashover; 

– Danos no isolador cerâmico. 

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