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6 DICAS PARA USAR OS FREIOS DA MOTO DE MANEIRA MAIS SEGURA

Qual a diferença entre freio traseiro e freio dianteiro?

As motocicletas possuem dois sistemas de frenagem:

  • o manete direito, que controla o freio das rodas dianteiras; 

  • o pedal direito, que aciona o freio das rodas traseiras (exceto nas scooters).

Também é possível usar o freio motor, diminuindo a marcha na hora de desacelerar. Dessa forma, a velocidade é reduzida progressiva e naturalmente.

Como frear a moto em condições normais?

Na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro — travar as rodas dianteiras pode causar acidentes. Mas, ao contrário do que muitas pessoas fazem, ambos os freios são importantes para uma frenagem correta.

Usar apenas o freio traseiro aumenta a distância utilizada para parar (aumentando o risco de acidentes) e desgasta seus componentes mais rapidamente. Portanto, o passo a passo da frenagem correta, em condições normais do dia a dia e de velocidade adequada à via, inclui 5 etapas:

  1. desacelerar;

  2. acionar o freio traseiro;

  3. acionar o freio dianteiro;

  4. soltar o freio dianteiro;

  5. soltar o freio traseiro.

Dessa forma, os dois freios são utilizados de maneira progressiva e simultânea, numa proporção média de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira.

Como frear a moto em outras condições?

O passo a passo citado acima oferece segurança e estabilidade na frenagem em condições normais de tráfego (pista seca, distância adequada, velocidade baixa). Porém, alguns fatores externos podem influenciar o processo de frear e exigem bom senso do piloto na hora de acionar os freios da moto.

A seguir, veja algumas dicas para frear em diversas condições.

1. Pista molhada

Em pistas molhadas, que oferecem menor aderência aos pneus, a proporção de frenagem deve ser de cerca de 50-50% para evitar derrapamentos. As faixas de sinalização pintadas no chão pedem ainda cuidado em dobro, pois ficam mais escorregadias em dias chuvosos.

2. Aclive

Em subidas, é importante utilizar mais do freio dianteiro, colocando os pés no chão para evitar desequilíbrios.

3. Declive

Em descidas acentuadas, o uso dos freios deve ser intermitente e combinado com o freio motor, por meio da redução progressiva das marchas. Acionar os freios de forma continuada pode causar superaquecimento.

4. Com passageiro na garupa

Na hora de frear, a tendência é que o passageiro na garupa seja lançado para cima do piloto. Portanto, é recomendado redobrar a atenção e usar apenas o freio traseiro.

5. Na garagem de casa

Pisos lisos e cerâmicos favorecem derrapagens. Nesses casos, é possível utilizar apenas o freio das rodas traseiras.

6. No posto de combustíveis

Ao se aproximar da bomba de abastecimento em baixa velocidade, o piloto deve utilizar apenas o freio traseiro a fim de não derrapar (o que pode ser causado pelo piso de concreto liso e por possível presença de óleo derramado).

Vale lembrar que na hora de frear a moto, em qualquer situação, prevalecem as recomendações básicas de pilotagem: redobrar a atenção, reduzir a velocidade gradualmente, observar a distância dos veículos da frente, sinalizar corretamente e observar as normas de trânsito e de segurança.

E você, já teve alguma dúvida ao acionar os freios da moto? Para continuar recebendo nossas dicas, siga-nos nas redes sociais: temos página no Facebook, canal no YouTube e conta no Instagram!

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