Blog HD
Fique por dentro do universo Harley-Davidson!
(61) 2101-0200
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS NA OFICINA
(61) 2101-0225
VENDAS DE MOTOS NOVAS E SEMINOVAS
(61) 2101-0229
BOUTIQUE
(61) 2101-0224
GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2101-0202
HOG BRASILIA CHAPTER
(61) 99506-7503
Fique por dentro do universo Harley-Davidson!
16/04/2018
As motocicletas possuem dois sistemas de frenagem:
o manete direito, que controla o freio das rodas dianteiras;
o pedal direito, que aciona o freio das rodas traseiras (exceto nas scooters).
Também é possível usar o freio motor, diminuindo a marcha na hora de desacelerar. Dessa forma, a velocidade é reduzida progressiva e naturalmente.
Na hora de parar a moto ou reduzir sua velocidade, o freio traseiro deve ser acionado primeiro — travar as rodas dianteiras pode causar acidentes. Mas, ao contrário do que muitas pessoas fazem, ambos os freios são importantes para uma frenagem correta.
Usar apenas o freio traseiro aumenta a distância utilizada para parar (aumentando o risco de acidentes) e desgasta seus componentes mais rapidamente. Portanto, o passo a passo da frenagem correta, em condições normais do dia a dia e de velocidade adequada à via, inclui 5 etapas:
desacelerar;
acionar o freio traseiro;
acionar o freio dianteiro;
soltar o freio dianteiro;
soltar o freio traseiro.
Dessa forma, os dois freios são utilizados de maneira progressiva e simultânea, numa proporção média de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira.
O passo a passo citado acima oferece segurança e estabilidade na frenagem em condições normais de tráfego (pista seca, distância adequada, velocidade baixa). Porém, alguns fatores externos podem influenciar o processo de frear e exigem bom senso do piloto na hora de acionar os freios da moto.
A seguir, veja algumas dicas para frear em diversas condições.
Em pistas molhadas, que oferecem menor aderência aos pneus, a proporção de frenagem deve ser de cerca de 50-50% para evitar derrapamentos. As faixas de sinalização pintadas no chão pedem ainda cuidado em dobro, pois ficam mais escorregadias em dias chuvosos.
Em subidas, é importante utilizar mais do freio dianteiro, colocando os pés no chão para evitar desequilíbrios.
Em descidas acentuadas, o uso dos freios deve ser intermitente e combinado com o freio motor, por meio da redução progressiva das marchas. Acionar os freios de forma continuada pode causar superaquecimento.
Na hora de frear, a tendência é que o passageiro na garupa seja lançado para cima do piloto. Portanto, é recomendado redobrar a atenção e usar apenas o freio traseiro.
Pisos lisos e cerâmicos favorecem derrapagens. Nesses casos, é possível utilizar apenas o freio das rodas traseiras.
Ao se aproximar da bomba de abastecimento em baixa velocidade, o piloto deve utilizar apenas o freio traseiro a fim de não derrapar (o que pode ser causado pelo piso de concreto liso e por possível presença de óleo derramado).
Vale lembrar que na hora de frear a moto, em qualquer situação, prevalecem as recomendações básicas de pilotagem: redobrar a atenção, reduzir a velocidade gradualmente, observar a distância dos veículos da frente, sinalizar corretamente e observar as normas de trânsito e de segurança.
E você, já teve alguma dúvida ao acionar os freios da moto? Para continuar recebendo nossas dicas, siga-nos nas redes sociais: temos página no Facebook, canal no YouTube e conta no Instagram!