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09/04/2018
Na prática, a suspensão da moto absorve os impactos das imperfeições da estrada procurando manter o pneu colado ao chão para melhor dirigibilidade. Também serve para amortecer os impactos que são transferidos para o braço do motociclista, gerando maior conforto na condução da moto
Em geral, a suspensão é formada por molas helicoidais. E para que não fiquem em constante funcionamento, em um efeito “ioiô”, existem os amortecedores. Eles são de propulsão hidráulica, funcionando como bombas de ar para encher pneu, porém com óleo em seu interior.
E como dito acima, o sistema é simples e permite ajustes de maneira fácil que melhoram o desempenho da moto.
O ajuste da suspensão da moto não deve ser indicado para que fique mais bonita, conforme o gosto pessoal do usuário. Nem tão pouco é recomendado que seja feito apenas para conforto de quem ocupa a moto. A regulagem é muito mais que isso!
O ajuste da suspensão deve levar em consideração o tipo de serviço em que será empregada a motocicleta e o peso dos ocupantes e da carga a ser transportada. Esses fatores são relevantes para que se tenha maior estabilidade, melhor controle da direção e frenagem mais segura.
Outra consequência de uma suspensão bem regulada é uma melhor durabilidade de outros componentes da motocicleta, como pneus e rolamentos. Para se ter ideia da importância do ajuste, por exemplo, em caso de uso severo em estrada off-road, a regulagem serve para melhorar a tração da moto e dar maior dirigibilidade em terreno acidentado.
Os conjuntos dianteiro e traseiro da suspensão da moto são independentes e reagem de maneiras diferentes às oscilações do chão. E por trabalharem assim, a manutenção e durabilidade não fogem a regra e requerem cuidados também diferentes.
No sistema dianteiro a troca de óleo é indicado entre 10.000 km a 15.000 km, ou no máximo em 1 ano, o que vier primeiro. Já na suspensão traseira é recomendado apenas a troca do amortecedor quando esse estoura.
Em caso de vazamento de óleo na suspensão dianteira, o que pode ser percebido a olho nu, os retentores da bengala devem ser substituídos e o nível de óleo completado.
Já na traseira é possível ver se o sistema funciona perfeitamente verificando se ao pressionar a garupa da moto, o retorno será rápido demais, significando um enfraquecimento dos amortecedores. Nesse caso é recomendado a substituição.
A suspensão da moto não deve ser ignorada e sua manutenção e ajustes devem seguir rigorosamente as indicações do fabricante, conforme manual da motocicleta. É muito importante, como vimos, entender a importância e os benefícios do sistema funcionar perfeitamente não só para o conforto, como para a segurança e também durabilidade das peças.
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