Blog HD
Fique por dentro do universo Harley-Davidson!
(61) 2101-0200
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS NA OFICINA
(61) 2101-0225
VENDAS DE MOTOS NOVAS E SEMINOVAS
(61) 2101-0229
BOUTIQUE
(61) 2101-0224
GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2101-0202
HOG BRASILIA CHAPTER
(61) 99506-7503
Fique por dentro do universo Harley-Davidson!
24/06/2019
Para não deixar que os pneus cheguem a um estado deplorável, o ideal é que você fique bem atento e verifique a pressão deles, pelo menos de 15 em 15 dias e, preferencialmente, todas as semanas. Embora a medida pareça cansativa e até exagerada, ela pode prevenir problemas graves, como o rachamento dos pneus, o que faria você desembolsar uma boa quantia de dinheiro para comprar um novo par. O que é mais caro: alguns minutos gastos com a calibragem semanal ou a compra de um novo pneu? Não precisamos nem responder, não é?
Não basta correr até o posto de combustível ou até uma oficina especializada e simplesmente pegar a mangueirinha do calibrador para começar a encher os pneus. No manual da sua moto consulte qual a pressão necessária para o modelo, em libras.
É bom ter cuidado, pois caso você venha a enchê-lo em excesso, além de causar instabilidade na moto, a câmara de ar dentro do pneu pode estourar. Por outro lado, se a pressão for insuficiente, o seu esforço terá sido em vão e a moto, possivelmente, começará a consumir mais gasolina, já que ela terá mais dificuldade para se deslocar e acelerar, em função dos pneus mal calibrados.
Muitos motoristas, principalmente os mais esquecidos, quando se lembram de calibrar os pneus já estão na metade do caminho para o trabalho e acabam parando no primeiro posto que encontram pela frente para realizar o procedimento. Essa prática pode comprometer a calibragem, já que na hora em que for inserir a mangueirinha, os pneus estarão quentes, acarretando em uma agitação das moléculas dentro dele.
Ou seja, o número que irá aparecer na tela do calibrador, provavelmente, não irá bater com a realidade e você estará correndo o risco de danificar o seu pneu. Portanto, calibre logo pela manhã, num deslocamento que não tome mais de 3 km.
Muito mais do que uma questão de manutenção da sua motocicleta, a calibragem correta representa uma garantia extra para a sua segurança. De tão frequentes, acidentes envolvendo motociclistas já se tornaram uma epidemia nas grandes cidades! Por isso, toda medida preventiva, tal como uma calibragem bem feita, é importante e pode ser decisiva na hora em que você tiver que se desviar de um obstáculo no trânsito, dentre outros imprevistos.
Você já realiza alguma dessas 3 dicas de calibragem que apresentamos? Já teve algum problema no trânsito pela falta de cuidado com os pneus? Conte para nós, pelos comentários, qual é a sua opinião sobre o assunto e agende o serviço pelo nosso site.
Acompanhe a Brasília Harley-Davidson também pelas redes sociais Instagram e Facebook!