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Fique por dentro do universo Harley-Davidson!
10/02/2021
Para quem tiver a oportunidade de visitar o museu Harley-Davidson, há uma exposição permanente onde os motores ficam em exibição e ilustram a evolução do motor Harley-Davidson, desde sua primeira geração até a última geração. Hoje vamos falar de motores que, ao longo de 117 anos, equiparam as HDs com 9 gerações de motores, são elas:
Atmospheric V-Twin (1909) - Foi o primeiro motor de dois cilindros que surgiu em 1909. Ele recebeu esse nome devido à atuação de suas válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão.
O termo F-Head (1911-1929) foi usado porque a válvula de admissão estava localizada dentro da cabeça do cilindro e a válvula de escape estava ao lado, o que permitia uma formação “F” das válvulas. Nesse novo modelo as válvulas eram operadas mecanicamente e foi o principal motor da companhia até 1929.
Flathead (1929-1973) - Criado e utilizado em motocicletas Harley-Davidson, começando com o modelo W, produzido de 1919 a 1923, e continuando em 1924 com modelo de exportação de cilindro único até 1973. A Harley continuou a construir modelos de estrada de 750 cc até 1941. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Harley construiu mais de 60.000 unidades militares de Flathead 45, principalmente para o exército americano.
Knucklehead (1936-1947) - Foi o primeiro big twin Harley a usar um layout de válvula suspensa onde as válvulas de admissão e exaustão estão localizadas na cabeça do cilindro, que por sua vez são acionados por hastes montadas na parte externa dos cilindros. Para resolver os problemas de superaquecimento de seu predecessor, a Harley também introduziu o sistema de recirculação de óleo, com um reservatório montado na parte traseira do motor, em formato de ferradura, que se tornou emblemático.
Panhead (1948-1965) - Criado em 1948 e desde então teve mudanças importantes na sua criação. Tinha cabeçotes de alumínio mais eficientes e tuchos de válvula hidráulica, que eram mais silenciosos e precisavam de menos manutenção. O Panhead foi apelidado assim porque suas tampas se assemelhavam a panelas.
Shovelhead (1966-1984) - Foi um motor produzido pela Harley-Davidson de 1966 a 1984, construído como um sucessor do motor Panhead. Com mais potência,para fazer frente ao desempenho e suportar os pesos mais elevados das motocicletas, também contribuiu para aumentar as vendas no período.
O Evolution (1984-1999), que passou a integrar os modelos de 1984, é um motor V-twin de 45 graus refrigerado a ar com 80 polegadas cúbicas. Foi considerado o maior salto no formato dos motores Big Twin até aquele momento, pois não apresentava vazamento de óleo e proporcionava baixo ruído e vida útil mais longa.
Twin Cam (1999-até o momento) oferece comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de potência e confiabilidade. O Twin Cam passou por mudanças e aumento de potência para 1.563 cc. Tais mudanças foram significativas e acompanharam os modelos 103 com 1.687 cc e 110 com 1.802 cc. Todas essas mudanças vieram juntamente com o projeto Rushmore na família Touring.
Em sua 9ª geração de motores, a Harley-Davidson dos Estados Unidos revelou sua nova família de motores “big twins”, apresentando a linha Milwaukee-Eight em três versões, que equipam os modelos da linha Touring. Suas versões proporcionam 1.750 cc (Milwaukee-Eight 107, refrigerado a ar ou com refrigeração líquida) e 1.870 cc (Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, com refrigeração líquida). Esses motores reduziram sensivelmente a trepidação em marcha-lenta, além de serem mais leves e econômicos.
Fontes:
https://www.harley-davidson.com
https://www.rideapart.com/features/247758/the-birth-of-the-harley-davidson-v-twin/
https://mcbmoto.com.br/conheca-a-historia-e-os-novos-motores-da-harley-davidson/
https://oldnewsclub.com/the-story-of-the-harley-davidson-knucklehead-booze-fighters-to-jet-fighters/
https://www.cycleworld.com/harley-davidson-shovelhead-v-twin-motorcycles-history-big-twin/
https://www.cycleworld.com/harley-davidson-evolution-v-twin-motorcycles-history-big-twin/
https://www.cycleworld.com/harley-davidson-twin-cam-v-twin-motorcycles-history-big-twin/
Por Carlos Tedesco - Head Road Captain