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Ushuaia: relatos de uma aventura (quase) sem limites

Pensando a longo prazo… pós pandemia… se você tivesse a oportunidade de cruzar a Cordilheira dos Andes quem seria sua companhia? Qual trajeto traçaria? E com qual Harley-Davidson iria? 

Realizar uma aventura desse porte é o sonho de muitos motociclistas, em especial de alguns apaixonados pelas Harley-Davidson. Hoje vamos falar sobre a experiência do membro do H.O.G, Pedro Humberto Lobato Benedito, que optou por fazer esse percurso na sua Ultra Limited 2010.

Pedro Humberto só queria ir a um curso em Pucon (Chile), mas acabou embarcando em uma aventura extraordinária até o último ponto de terra da América do Sul. Uma viagem, que no próximo ano completa uma década, onde ele rodou aproximadamente 15.000 km, passando por três países e mais de 200 cidades. 

No planejamento da viagem, enquanto estudava as alternativas de rota no Google Maps, surgiu a ideia de estender a viagem do Chile até Ushuaia. Pensou com seus dois amigos: “já que vamos de moto até Pucón no Chile, por que não estender mais 2.800 km para rodar um pouco mais e tocar até Ushuaia?”

O sonho de realizar essa viagem de Harley evoluiu e cresceu tanto que Pedro Humberto desistiu do curso e optou  “só” pela viagem de moto até o fim do mundo.  Foram 37 dias de viagem e aproximadamente 15.000 km rodados com seus dois amigos, o Rui Barbosa, em uma Road King 2011, e o Cláudio Portela, em uma Electra Glide 2005.

Até onde pôde descobrir pesquisando na internet, eles foram os primeiros motociclistas de Brasília a ir de Harley-Davidson até Ushuaia.

No pórtico de entrada de Ushuaia, a alegria era tanta que, quem passava ali perto, achavam-nos um bando de doidos. Com o volume do som das motos nas alturas, eles pulavam, dançavam, gritavam, tamanha era a emoção de concretizar aquele sonho. “Fizemos tanta festa que chamamos a atenção da polícia local, que veio nos questionar o por quê de tanta bagunça. Depois de nos explicarmos aos policiais, eles quiseram fazer parte da brincadeira e tiraram fotos conosco”,  relembra.

Confira abaixo as principais dicas de Pedro Humberto, que, ao longo de 37 dias de viagem, aprendeu muito sobre si mesmo convivendo, diariamente, com o desconhecido e enfrentando, solitário, dentro do capacete, os mais profundos e inconfessáveis medos. 

Sobre Ushuaia

Principal dica: Muitas coisas precisam ser feitas previamente para que tudo saia bem na viagem e, para isso, um bom planejamento é necessário.

Melhor época do ano: Considerando que Ushuaia está situada no extremo sul do continente, ao lado da Antártida, a viagem deve ser feita no verão, caso contrário a neve e o frio se tornam obstáculos intransponíveis. 

Km: Por se tratar de uma viagem de 7.000 km na ida e 8.000 km na volta, os trechos a serem rodados por dia não podiam nem ser muito curtos, para não atrasar demais a viagem, nem muito longos, pois seria cansativo demais. Sendo assim, o ideal é rodar uma média de 580 km/dia.

Quanto tempo passar? Foram 37 dias inesquecíveis de estrada, em suas máquinas da Harley onde puderam desfrutar de paisagens espetaculares.

O que não pode deixar de levar para esse destino: Roupas e acessórios para pilotagem no frio, chuvas e baixas temperaturas. 

O que encontramos quando chegamos ali: Região de frio extremo, mas de belezas naturais. No caso do Pedro e seus amigos, eles enfrentaram o temido rípio chileno, um trecho de 150 km de terra e cascalho vulcânico, terror de muitos motociclistas.

Peculiaridades da estrada: Ventos fortíssimos, tempestades, longos trechos sem apoio. O mais difícil foi vencer o furioso vento da Patagônia. Nos últimos 1.600 km antes da chegada, nos trechos entre Puerto Madryn, Comodoro Rivadávia, Calleta Olívia, Rio Gallegos e Ushuaia, o grupo enfrentou um verdadeiro vendaval. 

Atenção: o furacão chegava a mais de 60 km/h de velocidade. Muita perícia e atenção total na pilotagem. Quando necessário rodar com a moto inclinada de onde vier o vento. Qualquer vacilo em corrigir as mudanças de direção e intensidade das rajadas pode significar sair para o acostamento de um lado ou encarar um caminhão na pista vindo em sentido contrário.

Qual a principal rota partindo de Brasília e dicas de parada: Saída marcada da loja da Harley-Davidson de Brasília.

A cada três ou quatro dias, o grupo optou por paradas  onde houvesse algum atrativo especial. A primeira foi em Uberaba (MG). Em seguida, interior de São Paulo, Paraná, litoral de Santa Catarina, Vacaria (RS) e São Borja (RS) - última parada no Brasil. 

De lá, pegar a fronteira de Uruguaiana (Argentina) a caminho do extremo sul da América do Sul passando por Bahia Blanca e Puerto Madryn. 

Já na Patagônia argentina, são 22 curvas em 725 km de percurso -  um martírio mesmo para os mais experientes.

Os últimos 80 km antes da chegada a Ushuaia são os melhores. Após cruzar a Cordilheira dos Andes pelo Passo Garibaldi, você vai encontrar uma estrada de curvas espetaculares entre vales verdejantes margeados de altas montanhas com seus picos nevados.

O que fazer no destino: Passeio de barco pelo Canal de Beagle e até o Parque Nacional del Fin del Mundo, onde termina a Rota 3 e seus 3.079 km de extensão desde Buenos Aires.

Muitos motociclistas recomendam seguir o destino de volta por Torres del Paine e El Calafate.  Para isso, é necessário sair de Ushuaia, voltando por Rio Gallegos, El Calafate, Glaciar Perito Moreno.

O desfecho da aventura por Pedro Humberto: Havíamos chegado ao fim do mundo com nossas motos Harley-Davidson. E que máquinas maravilhosas. Elas chegaram até ali e voltaram para casa sem apresentar qualquer problema ou defeito que pudesse nos preocupar. Até mesmo um prego, que lá na Patagônia atravessou o pneu traseiro da moto do Claudio, saindo pela lateral, não chegou a ser um problema. Vez por outra íamos medindo a pressão do pneu e, como ele não estava vazando, fomos seguindo viagem. No fim, o prego foi até Belo Horizonte, depois de rodar mais de 8.000 km atravessado no pneu.

Sobre os amigos, ele desabafa: "Minha amizade saiu dessa ‘epopéia’ muito mais fortalecida. Afinal, Harley-Davidson não é isso mesmo?”

Se quiser mais detalhes sobre essa viagem, acesse http://projetoushuaia2012deharley.blogspot.com.br

 

 

 

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