Sua moto é um dos bens mais importantes que você possui: além de ser cara, ela cumpre o papel de lhe transportar com rapidez e segurança até o local de destino. Por isso, cuidá-la da forma correta é fundamental para conservação, exigindo também menos idas ao mecânico.

No texto de hoje, explicaremos as consequências do excesso de peso em motos, além de citar alguns cuidados básicos para evitar tais problemas e permitir que você possa pilotar sem preocupações. Confira!

Quais as consequências do excesso de peso em motos?

As motocicletas têm compartimentos internos, bolsas externas e até mesmo o guidão, itens que acabam quebrando um galho na hora de levar pequenas sacolas para a casa. Entretanto, abusar no carregamento de objetos na moto pode ser perigoso tanto para você quanto para os outros condutores.

Instabilidade

A primeira e mais óbvia consequência do excesso de carga em uma motocicleta é a perda do equilíbrio.

Como um lado da moto fica mais pesado, o condutor tem mais dificuldade para se manter firme ou realizar curvas, o que pode gerar acidentes.

Redução da vida útil

As peças utilizadas nos veículos conseguem suportar até certo volume. Quando ultrapassado, elas acabam se desgastando mais rapidamente. Algumas que sofrem de modo direto com o sobrepeso são pneus, suspensões e freio.

Ou seja, a chance de estas peças quebrarem é muito maior em situações de sobrepeso do que em condições normais de uso. Além disso, acidentes podem ser facilitados pela instabilidade ou falha mecânica.

Maior gasto de combustível

Como se não bastasse o desgaste em casos de sobrepeso, as peças precisam realizar um esforço extra para que o veículo se mantenha em movimento. Por isso, o uso de combustível também cresce.

Em outras palavras, o condutor gasta mais em abastecimento, algo que, em nosso país, já não é tão barato assim.

Quais os cuidados para evitar a sobrecarga?

Para evitar estes e outros problemas, o ideal é que você siga algumas recomendações com relação ao transporte de cargas em motos. Para conferi-las, continue acompanhando o texto.

Descubra qual o limite de carga da motocicleta

Esta e outras informações sobre cuidados gerais com o seu veículo podem ser encontradas de forma detalhada no manual feito pelo fabricante — tenha-o sempre a fácil acesso.

Caso você não consiga encontrar esse dado ou ainda esteja com dúvidas sobre o que pode ser levado na moto, vá até a concessionária onde adquiriu o veículo e converse com os representantes.

Confira a legislação

Além do fabricante, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estipula algumas regras, principalmente em relação ao tamanho dos baús e grelas que são colocados em motos para o transporte de carga.

Levando isso em consideração, é importante revisar a Resolução n.º 219 do órgão para não sofrer penalizações.

Balanceie o peso e a carga

A melhor forma de driblar a perda da estabilidade do veículo por conta da bagagem extra é distribuindo corretamente o peso.

Para fazer isso, experimente separar os produtos em duas sacolas, uma para cada guidão ou baú. Também é possível utilizar o compartimento interno da moto, assim o peso se concentra na parte central.

Conhecendo quais as consequências de trafegar com excesso de peso em motos e como evitar tais problemas seguindo algumas recomendações simples, você faz com que a moto dure muito mais tempo.

Soma-se a isso a menor necessidade de reparos ou troca de peças por conta de desgastes e até mesmo a redução considerável das chances de envolvimento em acidentes.

Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outros motociclistas a deixarem as motos com a bagagem ideal!

Deixe um comentário

Mulheres de moto: elas ganham mais espaço


Ler mais

Produtos Harley-Davidson na manutenção


Ler mais

Use os produtos exclusivos Harley-Davidson na manutenção da sua moto


Ler mais

Semana Nacional do Trânsito | Campanha Asfalto para todos


Ler mais