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15/07/2019
Verifique se o pé do isolador está branco-acinzentado ou numa coloração entre amarelo-acinzentada e marrom-clara. Em seguida, observe se o motor está funcionando bem e o grau térmico da vela.
Não pode haver falhas de ignição e o sistema de partido a frio deve estar funcionando perfeitamente.
A motocicleta também não poderá liberar resíduos de aditivos de combustível, partículas de óleo no motor ou apresentar sobrecarga térmica.
Fique atento (a) ao pé do isolador, aos eletrodos e à carcaça da vela. Se estiverem cobertos por uma camada fosca de fuligem seca, você irá notar que a motocicleta apresenta falhas de ignição e/ou dificuldade de partida a frio. Isso pode acontecer por vários motivos:
– Ajuste errado entre carburador e injeção;
– Filtro de ar bastante sujo;
– Mau funcionamento do afogador automático;
– Hábito de puxar o afogador manual por muito tempo;
– Alta frequência de percursos curtos;
– Vela de ignição muito fria.
Logo, o ponto de ignição deverá ser ajustado, bem como a mistura terá que ser regulada. Verifique o filtro de ar e evite usar a motocicleta várias vezes para percursos curtos. Se essa fuligem for muito intensa, substitua as velas de ignição lembrando-se de checar o grau térmico adequado.
Neste caso o pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela estarão cobertos por uma camada fuliginosa brilhante (úmida de óleo) e por resíduos de carvão. Isso será perceptível através das falhas de ignição e na dificuldade na partida. Podem ser as causas do problema:
– Óleo em excesso na câmara de combustão;
– Nível de óleo muito alto;
– Desgaste das guias de válvulas, dos cilindros e dos anéis do pistão;
O motor precisará ser retificado e as velas de ignição substituídas.
Se as mesmas partes da motocicleta mencionadas nos casos anteriores estiverem cobertas por sedimentos vermelho-alaranjados, também é indicativo de que as velas terão que ser trocadas. O problema será sentido a partir das falhas de ignição.
Você poderá se deparar com o pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-marrom (resíduos leves de chumbo) ou por uma mais espessa da mesma coloração (resíduos grossos de chumbo). Em ambos os casos haverá falhas de ignição e as velas precisarão ser trocadas.
Agora, se o pé do isolador, a câmara de respiro e o eletrodo massa estiverem cobertos por uma camada grossa cinzenta que se assemelha a cinzas soltas, provavelmente sua motocicleta estará tendo pré-ignições fazendo com que haja uma perda de potência e danos no motor. Nesta situação será necessário reparar o motor, substituir as velas de ignição e, talvez, trocar o óleo.
Outro problema que pode acontecer é o superaquecimento. O eletrodo central provavelmente estará parcialmente fundido e a ponta do pé do isolador ficará esponjosa, amolecida e com bolhas. Verifique o motor, o ponto de ignição e a regulagem de mistura. Substitua as velas de ignição e tenha cuidado com o grau térmico.
Outras situações que podem exigir a troca das velas:
– Eletrodo central fundido;
– Eletrodos central e massa fundidos;
– Desgaste excessivo dos eletrodos central e massa;
– Desgaste excessivo do eletrodo central;
– Pé do isolador trincado;
– Mancha corona;
– Flashover;
– Danos no isolador cerâmico.
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