Blog HD
Fique por dentro do universo Harley-Davidson!
(61) 2101-0200
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS NA OFICINA
(61) 2101-0225
VENDAS DE MOTOS NOVAS E SEMINOVAS
(61) 2101-0229
BOUTIQUE
(61) 2101-0224
GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2101-0202
HOG BRASILIA CHAPTER
(61) 99506-7503
Fique por dentro do universo Harley-Davidson!
06/09/2018
As motocicletas têm compartimentos internos, bolsas externas e até mesmo o guidão, itens que acabam quebrando um galho na hora de levar pequenas sacolas para a casa. Entretanto, abusar no carregamento de objetos na moto pode ser perigoso tanto para você quanto para os outros condutores.
A primeira e mais óbvia consequência do excesso de carga em uma motocicleta é a perda do equilíbrio.
Como um lado da moto fica mais pesado, o condutor tem mais dificuldade para se manter firme ou realizar curvas, o que pode gerar acidentes.
As peças utilizadas nos veículos conseguem suportar até certo volume. Quando ultrapassado, elas acabam se desgastando mais rapidamente. Algumas que sofrem de modo direto com o sobrepeso são pneus, suspensões e freio.
Ou seja, a chance de estas peças quebrarem é muito maior em situações de sobrepeso do que em condições normais de uso. Além disso, acidentes podem ser facilitados pela instabilidade ou falha mecânica.
Como se não bastasse o desgaste em casos de sobrepeso, as peças precisam realizar um esforço extra para que o veículo se mantenha em movimento. Por isso, o uso de combustível também cresce.
Em outras palavras, o condutor gasta mais em abastecimento, algo que, em nosso país, já não é tão barato assim.
Para evitar estes e outros problemas, o ideal é que você siga algumas recomendações com relação ao transporte de cargas em motos. Para conferi-las, continue acompanhando o texto.
Esta e outras informações sobre cuidados gerais com o seu veículo podem ser encontradas de forma detalhada no manual feito pelo fabricante — tenha-o sempre a fácil acesso.
Caso você não consiga encontrar esse dado ou ainda esteja com dúvidas sobre o que pode ser levado na moto, vá até a concessionária onde adquiriu o veículo e converse com os representantes.
Além do fabricante, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estipula algumas regras, principalmente em relação ao tamanho dos baús e grelas que são colocados em motos para o transporte de carga.
Levando isso em consideração, é importante revisar a Resolução n.º 219 do órgão para não sofrer penalizações.
A melhor forma de driblar a perda da estabilidade do veículo por conta da bagagem extra é distribuindo corretamente o peso.
Para fazer isso, experimente separar os produtos em duas sacolas, uma para cada guidão ou baú. Também é possível utilizar o compartimento interno da moto, assim o peso se concentra na parte central.
Conhecendo quais as consequências de trafegar com excesso de peso em motos e como evitar tais problemas seguindo algumas recomendações simples, você faz com que a moto dure muito mais tempo.
Soma-se a isso a menor necessidade de reparos ou troca de peças por conta de desgastes e até mesmo a redução considerável das chances de envolvimento em acidentes.
Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outros motociclistas a deixarem as motos com a bagagem ideal!